Total de visualizações de página

04/03/2013

HUMILDADE


Hoje eu vou falar de uma qualidade, que para muitos de nós não é entendida como tal, mas que para o nosso Pai altíssimo é talvez a mais importante, a humildade. Será que você interpreta esta característica de comportamento como uma qualidade? Ou acha que esse negócio de humildade é coisa de pobre? "Nossa... eu fui à casa do meu primo... ele é tão humilde... mora lá na favela do pica-pau..."
Não irmãos, humildade não é pobreza, humildade e um estado de espírito. Tem muito pobre cheio de soberba. Mas é inegável o fato que nas classes mais abastadas essa qualidade está em extinção.
E o engraçado é que quanto maior a bagagem cultural, a que têm acesso as classes privilegiadas, maior é a prepotência, quando deveria ser diferente se uma única coisa fosse levada em conta: O conhecimento de Deus.
à verdade é uma só, na bagagem cultural dos "sábios" do nosso tempo falta o discernimento das coisas do Criador e Senhor do universo. “Assim o apóstolo Paulo escreve em l Co 3,19 ‘Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante ti e Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles”.
Assim como em todo o mundo, a verdadeira igreja do Senhor, no Brasil, teve seus pilares de sustentação na população menos favorecida, nos pobres. Quantas vezes você ouviu: “... esse negócio de crente é para pobre, o povo humilde é que cai nessa..." O mais irónico nisso tudo, é que a intenção era desdenhar, mas a frase está certíssima. Agora, para estes que corno eu, um dia pensaram assim, Jesus, no evangelho, nos deixou a resposta: "Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim ó Pai, porque assim foi do teu agrado." Mt 11, 25-26
Aonde Jesus diz “pequenino” ele faz referência aos humildes de coração. Mas você não precisa ser pobre ou ignorante para ser humilde.
Graças a Deus, nossas igrejas estão se enchendo de "doutores* que quebrantaram seus corações e se humilharam diante da grandeza do amor do nosso Deus e do poder que há no nome de seu filho Jesus.
Eu não rne esqueço do dia em que fui a primeira aula da adoção, depois que aceitei a Jesus. Junto comigo fiaviam outros "doutores", e quem foi nos ensinar a palavra foi urna irmã da igreja, daquelas do tipo: "nois vai... nois foi...”.
“Confesso que a simplicidade daquela figura me abalou e eu pensei: ‘‘como uma igreja tão grande e organizada pode colocar uma pessoa tão humilde para nos ensinar” Mas que surpresa eu tive quando aquela mulher orou, e pediu ao Senhor a unção para ministrar a palavra e ao final daquela aula estávamos todos dizendo '"amérn" e "aleluias" aos gritos maravilhados com a sabedoria que vinha daquela irmã.
Deus nos ensina que não devemos fazer acepção de pessoas. Eu soube disso rnais tarde em outras aulas, mas já tinha sentido este ensinamento na primeira aula. Glórias ao Senhor por isso.
Atente querido leitor, antes de se submeter à sabedoria dos homens, aplique-se no pleno conhecimento de Deus, que te é concedido pelo Espirito Santo, segundo a sede de cada um. E aí sim, você poderá separar o que é bom do que é enganoso.
Que Deus abençoe.... Ah! Já ia me esquecendo. Uma das coisas que você vai aprender é que Deus se agrada muito dos humildes. "Bern aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" Mt 5, 3
Portanto seja você rico ou pobre, doutor ou semi-analfabeto, seja humilde... Agora sim, posso terminar, pedindo ao Deus todo poderoso que te conceda o entendimento desta palavra, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Alberto Júnior 


Nenhum comentário:

Postar um comentário