Total de visualizações de página

03/03/2013

Os chamamentos da paciência


Tiago 5.7-11
Introdução
Por chamamento entendemos uma convocação. A paciência é uma virtude exigente. Ela convoca o crente para comparecer diante dela com atitudes corretas.
Proposição: Os chamamentos da paciência devem ser atendidos prontamente
Oração transitória: Os chamamentos da paciência
I Agir como um lavrador (v.7)
l .O Senhor virá e deveremos prestar contas a Ele sobre nossas atitudes. O lavrador paciente é aquele que aguarda as nuvens, até mesmo fora de época. Chuva têmpora é a chuva que adianta e chuva serôdia é a chuva depois do tempo apropriado.
2.Deus nos acudirá antes do que pensamos ou depois, mas será sempre no tempo Dele. Um lavrador é insistente. Ele planta até contra toda a expectativa porque ele aguarda com paciência a chuva.
3.0 crente insiste em obedecer a Deus e aguardar o resultado de Deus. Para isto tem de enfrentar duras críticas.
II Ser forte (v.8)
Ninguém é forte por si mesmo. Por isso, o texto diz "fortalecei os vossos corações". É no Senhor que nos fortalecemos. A vinda Dele é o nosso incentivo. Para lutar contra o pecado e esperar pelo Seu livramento é preciso ser forte.
III. Ser manso em relação às outras pessoas (v.9)
l .O Senhor julgará todas as nossas palavras e atitudes. Queixar-nos contra as pessoas é pecado. A paciência exige mansidão. O Senhor vê tudo e recompensará a cada um segundo as suas obras.
2.Este é um chamamento, uma convocação que exige de nós submissão aos planos de Deus, pois se olharmos para as pessoas teremos motivos para queixas sem fim.
IV.Sofrer as aflições (v.10-11)
A paciência sugere sofrimento. É muito mais fácil fazer algo para nós mesmos do que esperar. Os profetas falavam e aguardavam o resultado. Quase sempre os resultados eram perseguições.
2.Mas eles foram bem-aventurados, pois cumpriram a vontade de Deus. Jó foi um exemplo. Ele falhou no chamamento da mansidão. Ele se queixou contra seus amigos, mas até isto Deus reparou em sua vida e Jó obteve vitória.
3.Deus foi muito misericordioso para com Jó e está sendo para conosco também. Ele quer que sejamos vitoriosos como os profetas e Jó foram. Mas o sofrimento é o meio que Deus usa para o nosso aperfeiçoamento.
Conclusão
1. Quando alguém é convocado não é bom recusar. Todo jogador de futebol quer ser convocado para a Seleção de seu país. Já um suspeito de algum crime não quer ser convocado. De qualquer forma um chamamento precisa ser atendido prontamente.
2.Todo crente deve ser paciente. A paciência tem chamamentos. Ela nos chama para agirmos como um lavrador que aguarda a chuva; ela nos chama para sermos fortes; ela nos chama para sermos mansos em relação às outras pessoas e a paciência nos convoca para sofrermos as aflições.
3.Depois de tudo a paciência gera a experiência e isto nos dá maturidade na vida cristã.
Percio Coutinlio Pereira