Total de visualizações de página

02/03/2013

DESEJOS



"No coração de cada homem há um vazio do tamanho de Deus". (Dostoiévsk)


"Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas." (Eclesiastes 2.10)
Não é fácil encontrar um ser humano por mais abastado que seja que não tenha um desejo ou um plano para realizar. Salomão, o homem mais sábio da terra depois de Jesus Cristo, talvez seja um grande exemplo de quem conseguiu tudo o que quis. No texto acima ele diz: "tudo quanto desejaram meus olhos não lhes neguei" difícil isso não acha? É, mas quando lemos todo o contexto anterior a esses dizeres de Salomão entendemos o que ele quis dizer e podemos tirar lições proveitosas para nossa vida. porque em nada difere os nossos desejos dos desejos de Salomão, aliás o primeiro homem. Adão, já quis mais do que tinha. Adão e Eva podiam comer de quase todos os frutos disponíveis, mas quiseram até mesmo aquele que tinha sido proibido. O homem sempre quer mais do que lhe é dado. Festas regadas a muitas bebidas parecem ser a chave para a felicidade. Salomão entendia assim - "Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura" (Eclesiastes 2.3a). - Pelas exaustivas propagandas de bebidas, com jargões que mostram soluções mágicas, entendo que hoje também se pensa assim, caso contrário não seria investido tanto dinheiro em algo que não funcionasse.
Ser um empresário bem sucedido é o sonho de muitos, porque abre as portas para se ter uma boa casa. uma boa fonte de renda, soluções na saúde e uma infinidade de pequenos problemas resolvidos. Salomão conseguiu - "Empreendi grandes obras: edifiquei para mini casas; plantei para mim vinhas". (Eclesiastes 2.4)
Embelezamento de recantos pessoais para se ter momentos de descanso e lazer com a família ou amigos, são empreendimentos que têm crescido muito nos últimos anos. Salomão também tinha seu recanto - "Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie. Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores". (Eclesiastes 2.5-6) Empregados para fazerem todo o serviço necessário ou até desnecessário, Salomão teve muitos, fiéis e duradouros, pois nasceram em sua casa - "Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa:" (Eclesiastes 2.7a).
Se alguns gostam da vida empresarial, outros gostam de campo e investem em fazendas. Salomão foi o maior agropecuarista - "também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém". (Eclesiastes 2.7b) A especulação financeira pode mudar os rumos da vida rapidamente, creio que poucos poderiam juntar tanto dinheiro quanto Salomão -"Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias;" (Eclesiastes 2.8a).
Um grande filão atual é a música. Talvez, devido ao grande número de meios de comunicação, até músicas que não são músicas fazem sucesso. Salomão tinha seus cantores próprios - "provi-me de cantores e cantoras" (Eclesiastes 2.8b).
Mas parece que nenhuma das situações acima se compara ao desejo desenfreado da satisfação sexual livre. Vendo parcialmente, pelo fato de ser homem, as propagandas e apresentações acima geralmente são decoradas com mulheres seminuas, o que demonstra que dá resultado. Agora pensando em realização sexual, Salomão deixa qualquer um para trás - "e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres." (Eclesiastes 2.8c) - não só por seus prazeres mas também pela quantidade - "A estas se apegou Salomão pelo amor. tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração". (1.° Reis 11.2b-3) Bom. não quero apregoar uma clausura, porque entendo que o trabalho é a primeira função dada por Deus ao homem - "Tomou, pois. o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar." (Génesis 2.15) e quem não trabalha não deve comer. (2.a Tessalonicenses 3.10) É importante também sabermos que o descanso é necessário para nós - "Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento." (Eclesiastes 4:6)
Nossa vida aqui é muito rápida. Poucos alcançam três dígitos na idade e se não a vivermos segundo os ensinamentos de Deus que nos criou, não vamos conseguir estabelecê-la dentro do que Deus planejou. A felicidade não está no excesso. O excesso daquilo que nós queremos trará também o excesso daquilo que nós não queremos. Algumas vezes pode ser perigoso, outras, inútil. Salomão não proíbe o excesso. Proibir é próprio da lei e não da sabedoria. A sabedoria orienta ao cuidado. Muitos excessos são lícitos, ou seja. não são proibidos. Contudo, podem não ser convenientes. Cabe a cada um julgar com sabedoria cada situação. - De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. (Eclesiastes 12.13)
Salomão relata um pouco de sua vida não para mostrar que foi o maior, mas para nos chamar a atenção principalmente para os resultados que ele obteve e este resultado ele deixa claro e definido no livro de Eclesiastes: que tudo é vaidade, ilusão, é correr atrás do vento -"Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol". (Eclesiastes 2.10-11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário